Como saber o código IBAN do meu Banco?

Uma das principais dúvidas para quem deseja receber dinheiro do exterior é como saber o código IBAN do seu banco. O objetivo deste artigo é explicar como obter o código IBAN.

IBAN é acrônimo de International Bank Account Number. Inicialmente, esse código foi desenvolvido para facilitar as transferências bancárias entre países da União Europeia. Foi criado em 1997 e, de lá para cá, teve a sua utilização expandida. Hoje, o código IBAN é adotado por diversos países devido ao seu alto nível de utilidade nas operações de envios e recebimentos de valores. Os países que não utilizam este número de identificação consideram o próprio número da conta.

O IBAN é composto, no máximo, por 34 caracteres. No Brasil, a quantidade total de caracteres é de 29 e, a regulamentação do uso do IBAN foi publicada em 2013 por intermédio do Circular número 3.625 do Banco Central. Assim, o IBAN se tornou o padrão de identificação para fins de transferências internacionais de recursos para contas bancárias mantidas no Brasil.

GB16 0110 1250 0000 0001 2300 695

  • 2 primeiras letras: código do país;
  • 2 primeiros números: dígitos de verificação (utilizados pelo banco emissor da ordem para chegar a validade dos dados da conta destino);
  • Sequência de números: conta básica (definido pelo Banco Central de cada país no qual a conta reside).

Para descobrir o código IBAN relativo à sua conta é aconselhável usar o internet banking do seu banco ou procurar a sua agência caso o site não disponibilizar esta função. Contudo, muitas vezes os funcionários dos bancos nem sabem do que se trata este código. Se tiver dificuldade em obter este código no seu banco, você poderá tentar gerar através deste site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *